Vai até esta sexta-feira, 25 de outubro, o período de indicações para o “Startup Awards 2019”, o “Oscar” do ecossistema brasileiro de startups, que reconhece profissionais e instituições que contribuíram para a evolução do ecossistema de startups no último ano.

A votação tem três etapas. Na primeira, a indicação popular nomeia dez nomes para cada categoria. Em seguida, a Academia ABStartups vota e indica três finalistas por categoria para participar da premiação no palco do CASE 2019 e, por fim, define os 1o, 2o e 3o lugares.

iDEXO by TOTVS

Há 2 anos, a TOTVS, maior empresa de tecnologia da América Latina, lançou o iDEXO como um braço de inovação para fazer a conexão entre startups maduras do mercado que têm potencial para atender demandas dos clientes da companhia. Neste período, já passaram pelo iDEXO mais de 40 startups que atuam em mais de 10 segmentos, incluindo Varejo, Manufatura, Recursos Humanos, Saúde e Agronegócios. 

A maioria das startups, em seus primeiros anos de vida, foca em vender para clientes inovadores e early adopters que têm facilidade em adquirir novas tecnologias. Contudo, existe um abismo entre esse mercado inicial e a grande maioria do mercado, mais pragmática e conservadora, tornando esse um dos maiores desafios para uma startup sobreviver, escalar e se tornar uma grande empresa.


Fonte: Adaptado de Moore, G (1991). Crossing the Chasm

A TOTVS, em seus mais de 35 anos de atuação, desenvolveu um relacionamento sólido com mais de 30 mil clientes, a maioria pequenas e médias empresas brasileiras, espalhados por todo o país. E viu o iDEXO como uma oportunidade de apoiar startups e conectá-las com seu ecossistema, trazendo soluções inovadoras e complementares aos produtos TOTVS.

Por meio do iDEXO, a TOTVS ajuda as startups a cruzarem o tão temido abismo de mercado, disponibilizando sua credibilidade e expertise e apoiando as startups no processo de integração técnica e comercial.

Integração Comercial

No iDEXO, apoiamos as startups na estruturação de uma estratégia go-to-market com a TOTVS. Atualmente, 14 startups do iDEXO possuem contratos de parceria com a companhia e podem utilizar as unidades próprias e franquias da TOTVS para distribuir suas soluções em todo o território nacional. Apenas em 2019, foram mais de 30 contratos fechados entre startups do iDEXO e clientes da TOTVS.

Para apoiar as startups no desafio de ampliar a base de clientes, a companhia também contratou serviços desses empreendedores, utilizando-os em seus processos internos. Nos últimos 12 meses a TOTVS contratou a solução de pelo menos 3 (três) startups, sendo elas: Gupy, software de recrutamento e seleção; Digibee, plataforma de integração entre sistemas; e PinPeople, gestão da experiência do colaborador.

Integração Técnica

Outro componente importante que reduz o ciclo de venda e início de faturamento de um novo cliente é a integração técnica com as soluções já contratadas pelo cliente. Para facilitar essa integração, a TOTVS disponibiliza informações sobre suas APIs e uma sandbox para testar essa conexão. Além disso, ao longo de 2019, apoiamos 10 (dez) startups do iDEXO no desenvolvimento de integrações nativas com produtos TOTVS, dentre elas Aceleradora de Carreiras, Delivery Direto e Memed.

Em 2019, integramos o receituário inteligente Memed com o Personal Med Online, solução TOTVS para consultórios médicos e clínicas de pequeno porte, propiciando para a TOTVS oferecer ainda mais valor para seus clientes e para a Memed, mais um canal de aquisição de clientes.

Credibilidade

Além de apoiar as startups na integração técnica e comercial, a TOTVS, parceirizando com startups, “empresta” toda sua expertise e credibilidade aos empreendedores. Em 2019, colocamos as startups em destaque no Universo TOTVS, maior evento da TOTVS no Brasil com mais de 4000 participantes, em dois dias. O iDEXO contou com um dos maiores stands do evento com a participação de 20 das nossas startups. No segundo dia, realizamos o Demo Day apresentando alguns resultados do iDEXO obtidos em parceria com Gupy, Expense Mobi, Digibee, Digte, Hub do RH e Vitrine. 

APOIO AO ECOSSISTEMA DE STARTUPS

Acreditamos que para termos startups maduras em nosso portfólio precisamos ter um ecossistema forte.  Por isso, participamos como palestrantes, painelistas e patrocinadores de diversos eventos e iniciativas, a fim de estarmos próximos aos novos possíveis parceiros. Exemplo disso é que apenas de novembro de 2018 a outubro de 2019, participamos do CASE 2018, Startup Summit (Florianópolis), Campus Party, Mangue.bit (Recife),  Feira do Empreendedor e Startup Weekend LegalTech em São Paulo, StartupON (Natal), Feira do Conhecimento (Fortaleza). Nesse mesmo período, patrocinamos o RD Summit 2018, SaaStock Latam e SiliconDrinkabout. Em 2019, ainda participaremos do WAZO, Demo Day do BNDES Garagem e seremos patrocinadores da SP TechWeek e o CASE 2019. 

Para indicar a TOTVS na categoria “Corporate”, basta entrar no link http://www.startupawards.com.br/  e preencher:

Corporate: TOTVS (IDEXO)
Requisito da categoria (citar as startups contratadas para prestar serviços na companhia): Gupy, PinPeople, Digibee

OBS: Não deixem de votar nas demais categorias e reconhecer quem vem contribuindo para o crescimento do ecossistema brasileiro de startups.

Assine a nossa newsletter!