A segunda semana de quarentena está acabando e você deve estar se perguntando: “perdi alguma notícia importante?”. Certamente, sim! Por aqui, permanecemos focados em fazer curadoria de temas. As startups da nossa comunidade foram destaque em jornais nacionais e regionais com soluções para triagem de pacientes, checagem de fake news, proteção de dados e impressão 3D para respiradores pulmonares. Olha só!

LAURA| plataforma de triagem para hospitais A startup Laura, conhecida pelo monitoramento de dados para prevenir a infecção hospitalar, disponibilizará uma plataforma de triagem online para evitar superlotação em hospitais. Os pacientes poderão responder a algumas perguntas na plataforma Laura P.A. Digital. Seguindo os parâmetros da OMS e do Ministério da Saúde, a solução que conta com inteligência artificial dará orientações de acompanhamento e prevenção para os casos não críticos. Se for detectada alguma complicação, o paciente será orientado a ir ao hospital indicado pela plataforma. O programa estará disponível gratuitamente para os hospitais públicos de referência nas capitais brasileiras mais afetadas pelo vírus. Em entrevista à Época Negócios, a startup ressalta que a triagem virtual não substitui a avaliação médica presencial, mas tem o objetivo em facilitar o atendimento.

MINDIFY| triagem para planos de saúde + telemedicina Também com a ajuda de aplicações de inteligência artificial, a  plataforma da startup Mindify automatiza protocolos clínicos, tria e acompanha o paciente desde a residência até a atenção hospitalar intensiva em casos de COVID-19. A solução, já adotada pela federação das unidades das UNIMEDs de São Paulo, ajuda na triagem de pacientes com suspeita da doença pelo app do plano de saúde. Após responder perguntas, se for indicado, a tecnologia sugere atendimento por vídeo ou telefone com profissional da saúde, uma vez que o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou, em 19/03, o uso de telemedicina, em regime de excepcionalidade,  diante da pandemia. O gerente de inovação da Unimed São Paulo Maurício Cerri explicou ao jornal O Popular que somente a federação possui 4 milhões de clientes e 77 operadoras no território paulista. Ele diz que a solução consegue reduzir a ansiedade do paciente e elimina casos que não precisam estar nos hospitais. O protocolo segue critérios do Ministério da Saúde.

ANESTECH| impressão 3D de ventiladores mecânicos No cenário de pandemia, equipamentos e materiais hospitalares não têm dado conta de atender a todos os pacientes contaminados pelo coronavírus, principalmente os que necessitam de ventiladores mecânicos para ter oxigênio necessário para sobreviver. A Anestech, em parceria com outras empresas, está desenvolvendo o projeto de um mini ventilador mecânico, nomeado BREATH4LIFE. O protótipo é open source e pode ser replicado mundialmente em impressoras 3D. A matéria foi ao ar no início da semana, no Jornal da Globo. 

RUNRUN.IT| ferramenta de trabalho remoto O Runrun.it — um software brasileiro de gestão de trabalho para empresas — liberou uma versão gratuita da sua plataforma, com o intuito de auxiliar principalmente micro e pequenas empresas a manterem suas operações saudáveis nessa fase de home office. Equipes formadas por até cinco pessoas podem organizar até 50 tarefas pelo programa, gerenciando o tempo e o fluxo de trabalho por meio da plataforma. Para quem gosta de organizar os horários de trabalho e ter certeza do tempo que está gastando para determinada atividade, o Runrun.it permite que o usuário cronometre o tempo exato em determinada atividade. Extra e Uol falaram sobre a solução.

PHISHX| segurança de informações Especializada em segurança digital, a PhishX deu dicas de como se proteger de golpes, falsas campanhas e checar fatos mediante a tantas informações que chegam sobre a doença via aplicativos de mensagens, telefonemas e até mesmo em contatos anônimos. Veja a entrevista do fundador e CTO da startup, Pedro Vieira,  para o Fala Brasil, noticiário da TV Record.

RAMPER| como pensar na saúde da sua empresa? Ricardo Côrrea, CEO na Ramper, startup de prospecção digital publicou um artigo sobre como olhar para saúde da sua empresa, pensar em gestão de caixa, headcount, possíveis contratações, entre outros. Ele conta em um texto bem completo, publicado no Canaltech, as experiências que tem vivido e como está se preparando para o cenário atual e futuro. Para saber mais sobre as nossas startups, mande um e-mail para: info@idexo.com.br.

Assine a nossa newsletter!